👁‍🗨 Audiência por WhatsApp; Roteiro para a inovação; Precisamos de acesso aos processos eletrônicos; Sanção ao Google por GDPR; Um parasita para aumentar a privacidade; Os chatbots e as questões legais; O primeiro security token (STO) brasileiro; … #5

"Seus dados ainda podem ser identificados, mesmo se forem anonimizados"

A sua Newsletter semanal sobre a transformação do mindset jurídico, inovação & tecnologia.


Transformação & Mindset

👁‍🗨 Hospitalizado, trabalhador participa de audiência por chamada no WhatsApp - “O bacana é que a gente conta com a sensibilidade de alguns magistrados para utilizar a tecnologia a nosso favor”. - Comentou o advogado Marcos Antônio Paiva Costa no Jota.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Um roteiro para a inovação 🇧🇷 dos escritórios jurídicos em 2019.

  • “… Os provedores de serviços jurídicos atuais devem satisfazer as necessidades do cliente e fornecer soluções escalonáveis, eficientes, econômicas e mensuráveis ​​que gerem lucro. Isso contrasta com o modelo tradicional de parceria entre firmas de advocacia, no qual o lucro emanava de uma estrutura piramidal, cuja base eram horas faturáveis ​​e taxas altas - e não resultado e valor. A maioria dos escritórios de advocacia ainda precisa fazer a transição. …” 🇧🇷

  • Como sempre fez, o mercado jurídico brasileiro segue o modelo americano de organização, com uma defasagem de alguns anos (essa diferença já foi maior) em tecnologia e com uma diferença importante no comportamento humano, pois como somos latinos e não anglo-saxões, a estrutura organizacional tem que ser adaptada. - Escreveu José Paulo Graciotti em artigo no Migalhas.

Compartilhar: [WhatsApp]
  • Novas verticais de Lawtechs, Visual Law, Ensino jurídico com grandes alterações, Sandbox - estas são algumas tendências no ambiente jurídico em 2019, segundo Bruno Feigelson em artigo no Linkedin.

Compartilhar: [WhatsApp]
Image result for processos juridicos

👁‍🗨 O advento da tecnologia e da internet escancarou o fato de que a Justiça não é um local (o “fórum”), mas, sim, um serviço. Para que esse serviço tenha qualidade e seja acessível, é premente que a comunidade tenha acesso a essa incrível massa de dados gerada como subproduto da litigância desenfreada que caracterizou o Brasil até então. - É o que escreve Daniel Becker no Jota no artigo: “Injustiça digital: o processo é público, só que não”.

  • Surpreende que, mesmo após 10 anos da utilização de processos eletrônicos nos tribunais pátrios, o novo Código de Processo Civil parece ainda considerar o suporte físico em papel como o meio “convencional” para documentos. - Escreve Ettore Zamidi no Conjur.

Compartilhar: [WhatsApp]

Direito Digital, LGPD & GDPR

Tecnologia, Negócios, Computador, Comunicação, Telefone

👁‍🗨 Proteção de Dados Pessoais - o que a sanção de €50 milhões contra o Google pode nos ensinar? - é o artigo de Rony Vainzof no Linkedin.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Uma lacuna que ainda permanece [aberta] diz respeito à tutela jurídica dos dados em caso de falecimento do usuário. - “ … O debate adquiriu relevo recentemente na Alemanha, com o caso dos pais de uma menina de 15 anos, que morreu em uma estação de metrô em 2012, que pleitearam o acesso à conta do Facebook da filha falecida. Os pais pretendiam, por meio da leitura de suas conversas, investigar se sua morte teria decorrido de acidente ou de suicídio. …” - artigo da Lívia Leal no Jota.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Desculpe, seus dados ainda podem ser identificados, mesmo se forem anonimizados - “ … é bastante simples descobrir quem é quem de qualquer maneira. Em outras palavras, dados anonimizados podem ser revertidos rapidamente quando você trabalha com vários conjuntos de dados em uma cidade. …” - Artigo da Fast Company.

Compartilhar: [WhatsApp]
Associated Press Fashion GIF

👁‍🗨 Inventam de tudo para aumentar a sua privacidade “ … O Projeto Alias é um 'parasita' de aparência estranha que fica em cima do seu interlocutor Amazon Echo ou Google Home para atuar como intermediário entre você e o serviço, com a intenção de aumentar a privacidade. … Em vez de falar diretamente com o Alexa ou o Google, você fala com o Alias, que fala com o alto-falante inteligente em seu nome e, em seguida, retransmite a resposta. …” - artigo no Gizmodo. 🇧🇷

  • A Microsoft está trabalhando em um projeto codinome "Bali", com o objetivo de dar aos usuários o controle dos dados coletados sobre eles. - “ … O banco permitirá que os usuários armazenem todos os dados (brutos e inferidos) gerados por eles. permitirá ao usuário visualizar, gerenciar, controlar, compartilhar e monetizar os dados. …” - artigo na ZDNet. 🇧🇷

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 A primeira edição da recém lançada Revista de Direito das Startups coordenada por Erik Nybo traz vários temas interessantes, dentre eles:

  • Blockchain, o poder distribuído, possibilidades e limites legais de uso;

  • Contratos gráficos: utilizando algoritmos para o desenvolvimento de contratos;

  • Equity crowdfunding no brasil;

Compartilhar: [WhatsApp]

Inteligência Artificial

👁‍🗨 O Chatbot, essencialmente, é um programa de computador que simula o comportamento humano on-line, inclusive em mídias sociais, em conversas através de comandos de voz, métodos textuais ou ambos.

  • “ … os chatbots representam uma miríade de questões legais e de risco para os seus usuários e conforme se tornam mais sofisticados e predominantes, nossa capacidade de policiá-los e cumprir as várias áreas de legislação e regulamentação devem acompanhar esta evolução …”

  • Foi lançado o ATJ Bot, um assistente de assistência jurídica de voz que inicialmente se concentrará em dar ajuda em divórcios não litigiosos. “ … Uma vez que um 'cliente' tenha preenchido seus formulários, com a ajuda do bot - que fala com uma voz masculina - cabe às partes divorciadas imprimir os documentos e levá-los a um tribunal pessoalmente para arquivá-los. …” artigo na Artificial Lawyer. 🇧🇷

  • “Sem o chatbot, uma pesquisa vasta teria de ser feita para encontrar as respostas. Com o T1 você não faz a pesquisa, não perde tempo, não demora, pois ele já traz uma resposta à sua pergunta. Então essa é a grande revolução, ele é o primeiro chatbot de tributação do produto. Ganha-se no tempo e na precisão da informação”, conta Paschoal Naddeo, sócio do Busca.Legal.

  • “ … Embora nosso advogado Alexa ainda não tenha passado no Teste de Turing, podemos ver um futuro próximo em que advogados estão trabalhando com membros da equipe formada por Inteligência Artificial (IA). As equipes de IA apoiarão o advogado, trabalharão de perto com eles e até mesmo farão ligações para o advogado - e o cliente pode não saber se está falando com um computador ou com um humano. …” - Artigo no Legal Business World.

  • Se conversar com chatbots e assistentes pessoais virtuais se tornar o novo normal, devemos estar cientes das maneiras pelas quais eles podem mudar a maneira como falamos uns com os outros e como nos relacionamos com nós mesmos. - Artigo na The Conversation. 🇧🇷

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Um paper bastante interessante relacionado ao tema: Bots e o Direito Eleitoral brasileiro - O debate a respeito da regulamentação de bots eleitorais e a circunscrição das ferramentas automatizadas disponíveis para candidatos e partidos.

Compartilhar: [WhatsApp]

Blockchain

👁‍🗨 Kria - Em dezembro foi lançada a primeira plataforma que permitirá a negociação de um security token (STO) brasileiros, nos padrões da instrução 588, exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários, (CVM).

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Veja mais uma interessante cartilha 🇧🇷 de Blockchain para Advogados.

👁‍🗨 O partido democrata da Tailândia tornou-se o primeiro partido político a usar a tecnologia blockchain para eleger seus líderes em uma eleição primária.


👁‍🗨  Aqui está a edição anterior, caso você não tenha visto.

👁‍🗨  Para compartilhar a Newsletter: [WhatsApp] [Linkedin]

📨 🚀  Ou por favor, faça forward deste email para os seus amigos e equipe e ajude a disseminar os temas de transformação do mindset jurídico, inovação & tecnologia.