👁‍🗨 OAB inicia Comissão de Tecnologias Disruptivas; Tribunais de justiça inovadores; As Big Four seguem em expansão nos serviços jurídicos; #10yearschallenge e LGPD; Seus dados expostos na internet; O impacto da LGDP nas empresas; Legal Design, uma joia

Edição #4

A sua Newsletter semanal sobre a transformação do mindset jurídico, inovação & tecnologia.


Transformação & Mindset

man using black laptop computer

👁‍🗨 OAB/DF é a primeira Seccional a ter Comissão de Tecnologias Disruptivas - “… Vamos analisar os reflexos jurídicos destas novas tecnologias e como o novo advogado deve se portar para não perder o seu espaço para a inteligência artificial …” - explica o presidente da comissão, o advogado Claudio de Jesus disse em artigo no Portal da Ordem dos Advogados Seccional do Distrito Federal.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Mas “ …se o papo é sobre relevância no futuro, precisamos urgentemente entender que as mudanças envolvem toolsets (ferramentas, como a tecnologia), skillsets (novas habilidades) e, muito mais, mindsets (comportamentos e cultura). Não adianta se preparar para usar tecnologia ou implementar uma metodologia diferente, por exemplo, se o exercício não tiver esforços para mudar como o jurista age, se comporta e trabalha. …” - É o que escreveu Victor Cabral Fonseca no Lex Machinae.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Os tribunais de justiça podem se tornar inovadores?

  • “ …devemos pensar em como podemos ter as melhores pessoas, trabalhando em projetos realmente relevantes para a melhor prestação jurisdicional …” - escreveu Cristiane Conde Chmatalik em artigo no Conjur.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 As Big Four (Deloitte, EY, KPMG e PwC) continuam a sua expansão na prestação de serviços jurídicos.

  • “… A Deloitte está em uma posição ideal 🇧🇷 para preencher a lacuna digital no mercado jurídico e fornecer soluções para enfrentar essas complexidades de frente. …” disse Michael Castle o novo sócio-líder da área de Tecnologia Jurídica na Inglaterra.

  • “… a rede de serviços jurídicos globais da KPMG cresceu 30% somente em 2018 e tem "ambições significativas" para um maior crescimento. …” segundo Honson To, presidente da KPMG Asia Pacific e da China em matéria na Law Gazette. 🇧🇷

  • A EY tem a sua oferta 🇧🇷 focada em serviços de Legal Operations, Serviços Gerenciados e tecnologia.

Compartilhar: [WhatsApp]

Direito Digital, LGPD & GDPR

👁‍🗨 Apesar de o Facebook ter negado que está usando os dados do desafio #10yearschallenge para treinar algoritmos de inteligência artificial, estes dados são importantes, sensíveis e podem gerar uma brecha de segurança futura.

“ … O que a maioria desconhece é que dados biométricos (como uma foto de seu rosto) é considerado pela nossa Lei Geral de Proteção de Dados como dado sensível. Tais dados tem um tratamento legislativo diferenciado pelo potencial que tem de ingressar no núcleo duro do direito à privacidade de seus titulares. …” Escreveu o Professor Rodrigo Marques no Instagram.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 É possível que parte dos seus dados estejam expostos na internet devido ao recente vazamento gigantesco que expôs mais de 772 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas. Veja os detalhes e aonde verificar seu o seu email e/ou outros dados foram comprometidos através da matéria do Gizmodo.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 O impacto da LGPD nas empresas brasileiras será grande e está causando enormes revoluções em todo o mundo.

  • “ … o maior desafio será para as empresas adaptarem seus procedimentos internos à nova norma e, apesar da Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor apenas em 15 de janeiro de 2020, o tempo para a adaptação é curto, considerando a cultura de exploração desprotegida de dados que vivemos. …”

  • O Facebook vem enfrentando enormes problemas relacionados á coleta e exploração de dados pessoais. Veja um texto detalhado sobre o tema na revista Time. 🇧🇷

  • A Apple está em um forte lobby para uma lei de proteção de dados mais robusta nos Estados Unidos. Entenda o motivo.

  • As 10 maiores violações 🇧🇷 da GDPR em 2018.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 IAPP Privacy After Hours - em São Paulo e Rio de Janeiro. Não deixe de se inscrever!

Compartilhar: [WhatsApp]

Legal Design

👁‍🗨 “… Eu senti que encontrei uma joia escondida, quando descobri o Legal Design. É uma ferramenta verdadeiramente poderosa quando você tem pouco tempo e conta com recursos limitados. Simplesmente porque iniciar a jornada a partir da perspectiva do usuário muda tudo. …” 🇧🇷 - De acordo com a Marie Potel-Saville no Medium.

Compartilhar: [WhatsApp]

Blockchain

👁‍🗨 Já existem vários projetos interessantes com Smart Contracts, eles podem ajudar a automatizar determinados tipos de contratos e com isso tornar alguns serviços jurídicos mais fáceis e baratos para todos. Veja uma boa matéria (apesar de um título clickbait) do MIT Review.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 Mas o que é Blockchain? O que são Smart Contracts? Como eles irão impactar a pratica jurídica? Veja tudo isso neste ebook da Legaler.

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨 “ … Os Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Arábia Saudita estão trabalhando em conjunto na criação de uma criptomoeda própria que será usada, inicialmente, para transações transfronteiriças entre as nações. …”

👁‍🗨 “ … Uma startup de criptomoedas ligada à bolsa de valores Nasdaq planeja permitir que seus clientes comprem indiretamente ações de grandes empresas por meio de uma plataforma baseada em tokens. …”

Lawtechs & LegalTechs

👁‍🗨 O mercado Lawtechs & LegalTechs começou o ano forte, com várias notícias de M&A e grandes investimentos no Brasil e no mundo. Na primeira edição da LighTjur destacamos o investimento recorde de mais de 1 bilhão de dólares em 2018 e prevíamos uma movimentação ainda maior durante este ano. Veja algumas das informações recentes:

  • No dia 10 saiu a informação de que a LawTech americana Onit, fornecedora de software de gestão e contratos jurídicos recebeu a expressiva quantia de 200 milhões de dólares 🇧🇷 de investimento.

  • No dia 14 foi noticiado que a Stefanini (grande empresa brasileira de tecnologia) comprou a Intelligenti. - “… A organização oferece soluções direcionadas para a gestão de ações judiciais, cíveis, trabalhistas, tributárias e administrativas, bem como geração e gestão de contratos. …”

  • No dia 18, o portal Startupi informou que a LawTech brasileira Justto acabara de receber R$2,5 milhões do Fundo Criatec 3, criado pelo BNDES e gerido pela INSEED Investimentos. - “ … O sistema da startup utiliza dados históricos de processos e a política de acordo de cada cliente para montar automaticamente uma estratégia de abordagem e acordo personalizada. …” 

Compartilhar: [WhatsApp]

👁‍🗨  Aqui está a edição anterior, caso você não tenha visto.

👁‍🗨  Para compartilhar a Newsletter: [WhatsApp] [Linkedin]

📨 🚀  Ou por favor, faça forward deste email para os seus amigos e equipe e ajude a disseminar os temas de transformação do mindset jurídico, inovação & tecnologia.